É de uma editora de Dois Irmãos, a 60 quilômetros de Porto Alegre, a melhor capa do ano do Prêmio Jabuti, o Oscar da literatura brasileira, divulgado nesta semana. A obra premiada é uma versão inédita da Bíblia Sagrada, lançada em novembro de 2023.
O projeto gráfico foi desenvolvido em acabamento premium pela editora Minha Biblioteca Católica, fundada em 2017 no município gaúcho. O trabalho é da capista Júlia Maximo, do Rio de Janeiro.
Foram mais de três anos de trabalho até a publicação, que tem 1,7 mil páginas, com tradução do Padre Matos Soares, de 1927, baseada na Vulgata Latina (a mais tradicional versão do texto na Igreja Católica). Do Gênesis ao Apocalipse, a bíblia conta com mais de 3,5 mil comentários patrísticos (textos que analisam e interpretam a escritura) e mais de 8,5 mil notas de rodapé originais.
A capa retrata a infância, a vivência pública e a Paixão de Cristo em três diferentes arcos. Na lombada, está ilustrada a anunciação de Maria e, na contracapa, o Antigo Testamento.
A obra ainda inclui uma caixa, luva e folha de guarda. No interior da Bíblia, cada um dos 73 livros tem tipografia capitular, capa personalizada e margens ornamentadas com elementos simbólicos cristãos.
— Nosso propósito como editora sempre foi encantar o mundo com a beleza da tradição cristã. Dedicamos cada segundo do nosso trabalho para isso. Esse prêmio é sinal de missão cumprida — disse Matheus Bazzo, fundador da Minha Biblioteca Católica.
Além do Jabuti, a Bíblia Sagrada da editora gaúcha está concorrendo ao Prêmio Brasileiro de Design na categoria "Design Editorial - Livros".
A obra está disponível para compra no site oficial (aqui).