Gênio da música brasileira morto há 50 anos, o gaúcho Lupicínio Rodrigues será o grande homenageado da Virada Sustentável 2024, que abre alas na noite desta quarta-feira (16), em Porto Alegre, para mais uma edição.
O lançamento do maior festival de sustentabilidade da América Latina, com ações entre os dias 4 e 10 de novembro em diferentes pontos da cidade, será no Theatro São Pedro, em grande estilo, com o musical Ela disse-me assim, que destaca composições de Lupi.
E não é só isso. Depois de celebrar o ambientalista José Lutzenberger e a ginasta Daiane dos Santos com painéis gigantes pintados em prédios da Capital, o evento prepara uma nova surpresa: um mural dedicado ao mestre da samba-canção.
O local da obra, a cargo do artista Kelvin Koubik (o mesmo que pintou Lutz e Daiane em 2022 e 2023, respectivamente), será revelado nos próximos dias, com dimensões superlativas. Esses moços, Lupi, sabem o que fazem.
Conscientização
Em sua nona edição na Capital, a Virada Sustentável é um chamado à conscientização ambiental e social, com uma abordagem positiva e propositiva. Nascido em São Paulo, o evento ocorre em diferentes pontos do país (como Rio de Janeiro, Salvador e Manaus), com uma série de atividades artísticas e culturais gratuitas.
Em 2019, o festival foi reconhecido pela ONU como um dos três mais importantes na promoção dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Justa homenagem
Lupicínio Rodrigues nasceu e viveu em Porto Alegre. Conheceu como poucos a alma da cidade e cantou suas dores e seus amores. Merece ser pintado nela.