A campanha Seja também um herói. Adote um bichinho da enchente, promovida pelo governo do Estado, está de volta. A segunda fase da ação começou nesta semana e tem o objetivo de ampliar o público atingido e incentivar a adoção de animais que ainda estão em abrigos.
A campanha faz parte do conjunto de ações emergenciais coordenadas pelo gabinete do vice-governador para apoiar o bem-estar animal.
— Nosso objetivo é sensibilizar os gaúchos e incentivá-los a fazer a adoção responsável desses cães e gatos que ainda aguardam por um lar. O governo do Estado tem trabalhado em diferentes frentes, seja através do incentivo à adoção ou do programa que prevê repasse de recursos aos municípios que contam com abrigos ou lares temporários — diz o vice-governador Gabriel Souza, que também é médico veterinário.
Desta vez, a estratégia conta com novos formatos de mídia digital que complementam a campanha principal. De acordo com a agência Matriz, responsável pela criação das peças publicitárias, a chamada mídia OOH (Out of Home) é o meio mais consumido pela população em geral. É o caso de banners, outdoors e painéis de led nas ruas da cidade.
A nova ofensiva — que segue até o fim de novembro — também vai investir em canais de TV a cabo, nas edições de fim de semana de jornais impressos e até nas telas de cinema de Porto Alegre, Caxias do Sul, Canoas, São Leopoldo e Novo Hamburgo.
No meio digital, a aposta é em vídeos impulsionados no TikTok Ads, com depoimentos de pessoas que adotaram os bichinhos e tiveram suas vidas transformadas. No YouTube, o número de inserções e o tempo dos vídeos serão ampliados.
Para saber mais detalhes, basta acessar o site oficial da campanha.
Animais seguem em abrigos
Em Porto Alegre e Canoas, os dois municípios com o maior número de animais abrigados, ainda há cerca de 1,6 mil animais (cães e gatos) que aguardam por uma família.
No período mais crítico das cheias, mais de 20 mil bichinhos ficaram abrigados em todo o Rio Grande do Sul.
A primeira fase da campanha foi em agosto e durou cerca de 3 semanas. O foco foi em mídias OOH (outdoor, painéis digitais, etc.) e redes sociais. Após a veiculação das peças, triplicou o número de acessos ao site da Arca Animal, ONG parceira do governo e que disponibiliza os dados de animais disponíveis para adoção.