Se você já viu os murais da ginasta Daiane dos Santos e do ambientalista José Lutzenberger em Porto Alegre, sabe de quem estou falando. Kelvin Koubik, o artista por trás das obras, acaba de levar sua arte para a Grécia.
Formado no Instituto de Artes da UFRGS, o gaúcho foi escolhido para criar um painel público gigantesco no município de Nea Ionia, na região de Atenas. Intitulada "Kronos", a criação tem 6,5 metros de altura por 15 de largura e foi inaugurada no último dia 13 de setembro, durante o Festival Cultural Dias Jônicos.
Bancada pela Embaixada do Brasil em Atenas e pela prefeitura de Nea Ionia em colaboração com a agência Awesome Athens Experience, a obra traz uma reflexão.
— Quis destacar a necessidade de um diálogo intergeracional e intercultural para um futuro mais sustentável — diz Koubik.
O trabalho foi concluído em 10 dias, com a assistência da artista Laura Lolli. A produção do projeto foi do professor, pesquisador e curador Luís Henrique Rolim.
Além de trabalhos no RS e no Brasil, Koubik já havia pintado uma obra de grandes proporções em Doha, em uma ação que teve a parceria da Embaixada do Brasil, em 2022. Ele também pintou uma galeria a céu aberto em uma comunidade da Amazônia em 2023.
Por que Kronos
A obra "Kronos", segundo o autor, reflete a passagem do tempo e as conexões entre gerações e culturas. O nome nasceu de uma junção da palavra grega "chronos", que significa tempo, e da ideia de "kosmos", que, para Koubik, "representa o coletivo humano".
Projeto internacional
Foi o primeiro mural de grande escala em Nea Ionia, marcando o início de uma série de iniciativas culturais na cidade. A obra de Koubik se soma a outros projetos globais de arte pública, organizados pela agência Awesome Athens Experience, que busca conectar culturas por meio de intervenções artísticas em espaços urbanos.