Vai por mim: se for ao Vale dos Vinhedos, na Serra, não deixe de dar uma passadinha em Monte Belo do Sul, com planos para fazer uma boa refeição. Situado no topo de uma colina, o município de 2,6 mil habitantes é uma graça e tem um restaurante que poderia ser "estrelado", com gastronomia de primeira linha.
A dica é ir até a pracinha central, aproveitar para conhecer a igreja matriz (leia mais abaixo) e se sentar por ali para tomar um chimarrão. Depois, almoce na Francesco Trattoria (é bom reservar antes pelo Whats 54 99114-8778).
Idealizado pelo chef Francisco Ferri, de Bento Gonçalves, o lugar funciona em um antigo sobrado de dois andares, totalmente restaurado, bem no centro da cidade. A decoração mistura elementos rústicos e modernos, inclusive com um belo grafite na parede, e a comida é inspirada em pratos tradicionais italianos.
Aos finais de semana, tem é servido o "bello festival", uma sequência de pratos com entradas, massas e carnes e sobremesas (dica: não deixe de provar o tortino de polenta). Provei nas férias, em setembro, e recomendo.
A igreja matriz
As torres de 65 metros de altura podem ser vistas de longe. De perto, a Igreja Matriz de Monte Belo do Sul, cujo padroeiro é São Francisco de Assis, também impressiona pelo ótimo estado de conservação.
Os lustres (novinhos) foram doados em 2013 pela família Zaffari. O fundador do grupo, Francisco José Zaffari, nasceu e constituiu sua família aqui em Monte Belo.
Outra curiosidade: os sinos tocam a cada 15 minutos, e reza a lenda que o altar foi construído graças à doação de ovos e galinhas das mulheres comunidade. O saudoso padre José Ferlin revendia os víveres para financiar a obra.
Vale a visita!
Serviço
- O quê: Francesco Trattoria
- Onde: Rua Antônio Manzoni, 478, Monte Belo do Sul
- Como funciona: de terças a domingos das 11h30min às 17h e de quartas a sábados das 11h30min às 22h
- Reservas e mais informações: todos os detalhes você encontra em @francesco.trattoria no Instagram e pelo WhatsApp 54 99114-8778.