Dizem que um cachorro é melhor companheiro que alguém pode ter. Para a equipe do Serviço de Busca e Resgate com Cães do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS), o sentimento é ainda mais forte, e a gratidão, eterna. Nesta quinta-feira (4), às 15h, um dos membros do grupo, o labrador Guapo, será homenageado na Câmara de Vereadores de Santa Maria, município onde vive e atua.
Depois de quase uma década de dever cumprido junto ao 4º Comando Regional, ele irá se aposentar. A partir de agora, ele passará a viver com o parceiro e tutor, sargento Alex Sandro Teixeira Brum, como parte da família.
Os dois formam um binômio desde que Guapo deu os primeiros passos no CBMRS, ainda filhote, e, juntos, enfrentaram grandes desafios - como as tragédias de Brumadinho (MG) e Petrópolis (RJ), o incêndio do prédio da Secretaria da Segurança Pública do Estado, em Porto Alegre, e a catástrofe climática no RS em maio de 2024.
Aos 10 anos de idade, Guapo continuará tendo acompanhamento veterinário regular e passará a receber uma dieta adaptada às novas necessidades. Ele poderá, ainda, ser chamado a atuar em atividades assistidas por animais (práticas que utilizam a interação com cães treinados para melhorar a qualidade de vida das pessoas, como pacientes internados em hospitais, por exemplo).
O lugar dele, no CBMRS, será assumido por seu filho, o labrador Sheik, que já tem certificação nacional para localizar pessoas vivas ou vítimas fatais em ambientes rurais ou estruturas colapsadas.
— A aposentadoria do Guapo foi planejada, e eu venho preparando o Sheik para isso há cerca de um ano. Ele está apto para substituir o pai — diz o sargento Brum, apaixonado por cães e rigoroso nos cuidados com os animais.
O currículo de Guapo
- Data de nascimento: 14 de abril de 2014
- Lotação: 4º Batalhão de Bombeiro Militar, em Santa Maria
- Início das atividades: 1º de novembro de 2015
- Área de atuação: busca, salvamento e resgate de pessoas
- Treinamento e certificação: Guapo tem certificação estadual de buscas de restos mortais em ambientes urbanos e rurais, obtida junto ao Corpo de Bombeiros Militar do RS
- Principais missões das quais participou: apoio à Gendarmeria Nacional da Argentina (2018), Operação Brumadinho (MG) (2019), busca e resgate no incêndio Prédio da Secretaria de Segurança Pública do RS (2021), Operação Petrópolis (RJ) (2022), Operação Vale do Rio Taquari I (enchente de 2023) e Operação Vale do Rio Taquari II (enchente de 2024)
- Condecorações e reconhecimentos: medalha da Defesa Civil do Estado do RS em 2019, moção de congratulação de Dilermando de Aguiar, Itaqui e São Pedro do Sul em 2019 e moção de congratulação pela Câmara de Santa Maria em 2022 e, agora, em 2024