Se você nunca teve a oportunidade de assistir a uma apresentação de fado ao vivo, aí vai uma dica: nesta quarta-feira (24), às 20h, o Theatro São Pedro, em Porto Alegre, recebe um espetáculo que vai te transportar a Lisboa.
Para celebrar o Dia Estadual do Fado (sim, temos a data no calendário oficial do Rio Grande do Sul!), o grupo Alma Lusitana, formado por gaúchos apaixonados por Portugal e especialistas no tema, receberá convidados especiais no palco.
— Levamos o fado ao Theatro São Pedro pela primeira vez em 2023, ao lado da Orquestra Jovem do RS. Agora, voltaremos acompanhados de artistas de destaque na cena gaúcha. São pessoas que gostam de Portugal e que nunca tinham cantado o estilo português — conta Edna Souza, que dirige o show e também toca a Casa de Fado Maria Lisboa, na Capital.
Os convidados são Isabela Fogaça , Ana Medeiros (La Negra), Luana Pacheco, Bárbara Wagner, Luise Thomas e Otávio Moura. Spoiler: Isabela promete uma surpresa, criada por Kledir Ramil e José Fogaça em 1977. Mais não posso contar!
Com ingressos solidários para ajudar as vítimas da enchente no Estado, o espetáculo tem o apoio do Vice-Consulado de Portugal em Porto Alegre, da Embaixada de Portugal em Brasília e do Instituto Camões. Mais detalhes no site do Theatro São Pedro e no perfil @almalusitanabr no Instagram.
O que é o fado?
É a canção popular portuguesa, uma paixão nacional. Em geral, é interpretada por um(a) vocalista (o fadista), acompanhado(a) por um músico especialista em dedilhar a guitarra portuguesa (um violão muito particular). É considerada Patrimônio Cultural e Imaterial da Humanidade pela Unesco. Se você um dia for a Lisboa, não deixe de visitar uma casa de fado. Existem diferentes opções, de diferentes estilos (desde as mais tradicionais e caras até espaços mais populares e onde há apresentações de improviso).