O cardiologista gaúcho Rubem Kunz, que faz vinho no quintal de casa, em Taquara, a 80 quilômetros de Porto Alegre, está feliz da vida. É que ele e sua vinícola — chamada Vinhos da Rua do Urtigão — vão representar o Brasil na Raw Wine Fair, em Nova York, nos Estados Unidos.
Trata-se de uma das mais importantes feiras de vinhos orgânicos, biodinâmicos e naturais do mundo, criada por Isabelle Legeron, francesa que foi a primeira mulher a receber o título de Master of Wine da França.
A notícia, que ganhou destaque na plataforma gaúcha Brasil de Vinhos, merece espaço. Além da participação garantida no evento, que será nos dias 10 e 11 de novembro, a empresa de Kunz é a única brasileira entre os cerca de 2,3 mil produtores listados no site Raw Wine.
— Estou muito feliz. Sempre sonhei em apresentar meus vinhos em uma feira dessas e entrar nesta lista. Faz dois meses que criei coragem para tentar. Tive de responder um questionário extenso, enviar análises do vinho e receber o aval de pelo menos três produtores que integram a comunidade — diz Kunz, que já teve sua história contada aqui na coluna, em 2022.
Desde 2015, ele decidiu fazer o próprio vinho em casa, fugindo dos padrões do mercado. Aprendeu a vinificar usando o método natural, com a menor intervenção química possível.
Para quem quiser provar os Vinhos da Rua do Urtigão, Kunz vai expor rótulos premiados na 4ª edição da Feira de Vinhos da Vila Flores (Rua São Carlos, 759, bairro Floresta), em Porto Alegre. Será no dia 4 de maio, das 14h às 20h, com vinhateiros de 10 diferentes cidades gaúchas.