Natural de Poço das Antas, município de 2 mil habitantes no Vale do Taquari, Henrique Herbert tem vivido dias de celebridade. Ele foi eleito o melhor queijeiro do país no 3º Mundial do Queijo do Brasil, disputado em São Paulo, na última semana.
Engenheiro de Alimentos e mestre em Biociências (com dissertação sobre queijos europeus), Herbert atua há cinco anos em Toledo (PR), no Parque Científico e Tecnológico de Biociências (Biopark). Lá, lidera um projeto de pesquisa envolvendo a produção de queijos finos, que tem como objetivo agregar valor ao leite e fortalecer a cultura queijeira no Brasil.
No evento, que ocorreu no Teatro B32, na famosa Avenida Faria Lima (centro financeiro de São Paulo), Herbert contou com o apoio do colega Kennidy de Bortoli e disputou a final com outros cinco competidores.
Desde 2023, eles passaram por uma bateria de testes seletivos, incluindo entrevistas, avaliações de currículos, provas teóricas e o que mais você puder imaginar. Na última etapa, no último sábado (13), diante de jurados do Brasil e do Exterior, o gaúcho levou o troféu pela superioridade técnica.
— Foi o resultado de um trabalho que venho desenvolvendo há cinco anos. Abri mão de muita coisa, inclusive da convivência diária com a família, que está toda no Rio Grande do Sul. Levo todos eles comigo. Tenho muito orgulho de ser de Poço das Antas — diz o campeão.