Um dos mais notáveis artistas brasileiros, gênio que personificou em si e na sua obra a modernização da cultura e da mentalidade no Brasil do século 20, receberá uma homenagem especial em Porto Alegre. O tributo será, também, um presente para a cidade.
A exposição Vinicius de Moraes - Por toda a minha vida entra em cartaz no próximo dia 20 de março, no Farol Santander, com um desfile de preciosidades: mais de 350 itens, incluindo materiais originais do “poetinha camarada” e manuscritos de canções icônicas da cultura brasileira, como “Chega de saudade” e “Garota de Ipanema”. Neta de Vinicius, Mariana de Moraes deverá estar presente na abertura.
Com curadoria de Eucanaã Ferraz e Helena Severo, a mostra exibirá documentos pessoais do cantor e compositor, estudos que deram origem aos cartazes da peça "Orfeu da Conceição" (de craques como Carlos Scliar, Luiz Ventura e Djanira da Motta e Silva) e obras de artistas plásticos amigos de Vinicius, como Portinari, Guignard, Dorival Caymmi e Carybé.
Para reavivar o saudosismo de gerações impactadas pelas criações do mestre, a exibição contará também com uma ala inteira dedicada à obra infantil "A Arca de Noé", lançada em 1980. Quem não lembra de “O Pato”? Haverá, inclusive, a reprodução da arca com os animais e uma ambientação com as músicas e os desenhos deste clássico.
Prepare-se para ouvir fonogramas na voz do próprio Vinicius declamando poemas de sua autoria, como o eterno “Soneto da Separação”. Surpreenda-se ao ver vídeos do programa MPB Especial Vinicius de Moraes e Toquinho, da TV Cultura, gravado em 1973. As correspondências com Tom Jobim, parceiro de tantas canções, também estarão lá.
Diplomata, dramaturgo, jornalista, músico e letrista, Vinicius partiu em 1980, mas sua obra segue mais viva do que nunca. Inclusive em Porto Alegre. A mostra vai até 19 de maio.
Curiosidades sobre a exposição
A mostra do Farol Santander, em Porto Alegre, terá uma série de curiosidades sobre a vida e a obra de Vinicius de Moraes. Algumas delas:
- Manuscritos com versões preliminares de canções que se tornaram célebres e ícones da cultura brasileira, como “Chega de saudade” (marco inicial da Bossa Nova) e “Garota de Ipanema”. Além disso, a variedade de versões das canções e dos poemas revelam uma face menos conhecida de Vinicius: a do criador que se dedicou à dimensão formal, à procura da palavra exata, do verso primoroso.
- A exposição contará com estudos originais para confecção dos cartazes de divulgação da peça "Orfeu da Conceição", feitos por Carlos Scliar, Luiz Ventura e Djanira da Motta e Silva. Também haverá um conjunto de fotografias feitas por José Medeiros durante os ensaios. Haverá ainda as peças de arte para divulgação do filme "Orfeu do Carnaval".
- Serão exibidos fac-símiles de desenhos do figurino da peça "Orfeu da Conceição", atribuídos a Carlos Scliar.
- O livro "Poesie", publicado na Itália com traduções dos poemas de Vinicius feitas pelo poeta Giuseppe Ungaretti, será exibido. Trata-se de um livro raríssimo, com tiragem numerada de apenas 20 exemplares.
- Haverá, ainda, o projeto da capa da Revista Filme, organizada por Vinicius de Moraes e Alex Viany na década de 1940.
- Na linha do tempo, serão exibidos documentos pessoais do poeta, além de obras produzidas na sua infância e adolescência, como o pequeno jornal “O Mexerico”, feito por ele (aos 8 anos de idade) e por sua irmã, Letícia de Moraes. Há, ainda, o manuscrito do conto “O Corvo”, que Vinicius escreveu na adolescência e enviou à revista "O Cruzeiro", com a seguinte observação: “Vinicius de Moraes oferece um pequeno conto, esperando vê-lo publicado e não se desesperando se não o for”.
- Na seção Poesia, foram reunidas as primeiras edições dos livros de Vinicius, incluindo a de "Orfeu da Conceição", com ilustrações de Carlos Scliar.
Serviço
Exposição Vinicius de Moraes – por toda a minha vida
- Onde: Farol Santander Porto Alegre, Rua Sete de Setembro, 1028, Centro Histórico.
- Inauguração em 20 de março, até 19 de maio, com abertura sempre de terças a sábados, das 10h às 19h, e aos domingos e feriados, das 11h às 18h (último acesso para visitação uma hora antes de fechar o espaço).
- Ingressos: R$ 17 (inteira) e R$ 8,50 (meia)
- Cliente Santander: 10% de desconto comprando com o cartão Santander (em até 8 ingressos)
- Cliente Santander Select: 10% de desconto comprando com o cartão Santander Select (em até 8 ingressos), e prioridade na fila de entrada para o Farol.
- Gratuidade: crianças até 2 anos e 11 meses.
- Link para compra: https://www.farolsantander.com.br/#/poa/agenda