Neste domingo (3), um dos mais populares artistas gaúchos, Teixeirinha, morto em 1985, estaria completando 97 anos. Para marcar a data e dar início às celebrações do centenário, em 2027, a Fundação Vitor Mateus Teixeira - que leva o nome do astro - prepara novidades.
Em parceria com as empresas Exponencial Pessoas e Negócios, Comunicação & MKT e DaZ Produtora, a instituição vai lançar a Rádio Teixeirinha. Será online, na plataforma superaudio.com.br/radioteixeirinha/play (o lançamento oficial é no domingo, mas, se você clicar ali, já dá para escutar).
— Primeiro, teremos as músicas dele no ar, para que as pessoas possam ouvir e recordar. Depois, vamos inserir falas e programas — ressalta Márcia Teixeira, filha do cantor e presidente do instituto, destacando a importância do projeto.
— É uma sensação de saudade, mas também de alegria, que queremos dividir com os fãs — conclui ela.
Sócio da Exponencial, o jornalista Rafael Cechin diz que há a intenção, inclusive, de utilizar a inteligência artificial para que a própria voz de Teixeirinha anuncie a "hora certa" na rádio, entre outras inovações.
Cechin conta que, nos próximos meses, até 2027, há uma série de ações no radar, como eventos e exposições.
— É incrível como ele ainda é um fenômeno no interior do país, especialmente entre as pessoas que viveram aquela época. Queremos agora atuar em multicanais para apresentá-lo também às novas gerações. Teixeirinha, de certa forma, ficou na era analógica. Vamos trazê-lo para o digital — explica Cechin.
A intenção é buscar patrocinadores dispostos a embarcar no projeto. Para saber mais sobre as homenagens previstas, siga @100anosteixeirinha no Instagram.