Já pensou na possibilidade de bater um papo em tempo real com Machado de Assis? Pois a empresa gaúcha Euvatar Storyliving criou um “avatar humanizado” do escritor. A apresentação da tecnologia ocorre nesta terça-feira (5), em evento na Academia Brasileira de Letras (ABL), no Rio de Janeiro. Na ocasião, o "robô" dará uma entrevista para jornalistas.
A partir de quarta-feira (6), o avatar ficará disponível na ABL para responder a perguntas do público durante visitas guiadas. O objetivo é proporcionar uma experiência imersiva, unindo literatura clássica com tecnologia de vanguarda.
A tecnologia, chamada Euvatar AI, apresenta funcionalidades como reconhecimento de voz, personalização profunda e integração com banco de dados.
— Estamos acostumados a interagir com máquinas em nosso cotidiano. A diferença com o Euvatar AI é que, agora, as máquinas têm vida, rosto, corpo e voz, oferecendo uma forma completamente inovadora e mais humana de comunicação. É mais do que uma máquina, é uma pessoa digital — diz Flávia Peres, CEO da empresa.