Em homenagem aos 252 anos de Porto Alegre, celebrados em 26 de março, um grupo de estudantes decidiu criar uma nova versão de um dos símbolos oficiais da Capital: o hino, criado em 1963.
A ideia partiu da Orquestra Rosariense, tradicional conjunto instrumental do Colégio Marista Rosário, e teve a participação dos músicos Thedy Corrêa (Nenhum de Nós) e Rafael Malenotti (Acústicos & Valvulados).
A releitura do hino será apresenta na próxima segunda-feira (18) ao prefeito Sebastião Melo. Depois disso, a gravação será disponibilizada à prefeitura e ao público no canal da escola no YouTube.
A performance instrumental foi toda executada pelos alunos, com idades entre 10 e 18 anos, a partir de arranjos e regência do maestro e professor de música Estêvão Grezeli.
— Porto Alegre está prestes a comemorar seus 252 anos, enquanto o Colégio Marista Rosário celebra 120. Significa que, em quase metade da história da cidade, o Rosário esteve presente. Então decidimos prestar essa homenagem — conta Grezeli, explicando que o objetivo é tornar o hino mais conhecido, a partir de uma "leitura contemporânea".
O convite a Malenotti e Thedy veio da sala de aula. No currículo pedagógico da área de Educação Musical, os estudantes aprendem sobre música local, e a dupla de artistas - muito identificada com Porto Alegre - faz parte do currículo.
Sobre o hino
"Porto Alegre valerosa!", diz o trecho inicial do hino de Porto Alegre, criado em 1963. Quando o então prefeito Loureiro da Silva abriu concurso público para escolher uma canção que representasse a cidade, a obra (letra e música) de Breno Olinto Outeiral, aviador da Força Aérea Brasileira, venceu por unanimidade.
A composição alcançou o status de hino oficial em 1984, a partir de decreto municipal. Hoje, a composição é tocada em algumas solenidades oficiais, mas é pouca conhecida pela população.
A letra
Porto Alegre “Valerosa”
Com teu céu de puro azul
És a joia mais preciosa
Do meu Rio Grande do Sul
Tuas mulheres são belas
Têm a doçura e a graça
Das águas, espelho delas,
Do Guaíba que te abraça
Porto Alegre “Valerosa”
Com teu céu de puro azul
És a joia mais preciosa
Do meu Rio Grande do Sul
E quem viu teu sol poente
Não esquece tal visão
Quem viveu com tua gente
Deixa aqui o coração.
Porto Alegre “Valerosa”
Com teu céu de puro azul
És a joia mais preciosa
Do meu Rio Grande do Sul