Nesta quinta-feira (8), uma das mais longevas, admiradas e ouvidas emissoras de jornalismo do Rio Grande do Sul está de aniversário: a Rádio Gaúcha faz 97 anos de história. E que história!
Não dava para deixar passar em branco. Só quem já teve a chance de empunhar o microfone desta instituição sabe a força que a Gaúcha tem.
Eu já trabalhava há algum tempo na Zero Hora, até o dia em que, numa cobertura de praia, no início dos anos 2000, entrei no ar, ao vivo. Do estúdio, Antonio Carlos Macedo (este, sim, um “mito”) me perguntou:
— Como está o mar hoje, Juliana?
— Parece o Caribe! — respondi, tremendo da cabeça aos pés.
Foi uma participação meteórica (e não muito boa), mas quando olhei para o celular, vi mais de 20 mensagens de conhecidos, todos orgulhosos. Alguns deles eu não via há anos e — acredite — haviam acabado de descobrir que, afinal, eu trabalhava mesmo na RBS.
Ali entendi o poder da Gaúcha. E esse poder só se explica pela qualidade do trabalho e das pessoas envolvidas e pela proximidade com o público.
— A gente conta muitas histórias, sempre pensando nos ouvintes. Não é à toa que o nosso slogan é “Gaúcha, a tua voz”. É o que somos, a voz de quem nos ouve — resume Andressa Xavier, a mulher à frente do time que faz a coisa toda acontecer.
Curioso é que, quanto mais velha a rádio fica, melhor. A emissora segue se reinventando, ano após ano. Em 2024, não será diferente. Teremos surpresas pela frente. Eu não posso contar, mas pode apostar: vai ser incrível.
Campeã
A Rádio Gaúcha está prestes a completar nove anos consecutivos de liderança absoluta de audiência na Grande Porto Alegre, considerando todas as concorrentes, inclusive as rádios que tocam música.
Nas ruas
Nesta quinta-feira (8), para celebrar os 97 anos, quatro programas da Gaúcha serão apresentados de fora do estúdio. Atualidade, Timeline e Gaúcha Mais serão transmitidos do Mercado Público, na Capital. Hoje nos Esportes será apresentado direto do Gaúcha Sports Bar, também em Porto Alegre.