Está chegando o momento tão esperado. A partir do próximo dia 2 até 13 de fevereiro, 30 alunos da Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul vão realizar um sonho: a convite da Butler University e da Partners of the Americas, eles farão uma imersão de estudos e apresentações em Indianápolis, nos Estados Unidos.
Para custear as despesas da viagem, o grupo segue buscando apoio financeiro. Se você quiser apoiar jovens talentosos e um projeto sério de inclusão social, faça um pix em qualquer valor. A chave-pix é orquestrajovemrs@gmail.com.
Uma campanha de financiamento virtual — a famosa "vaquinha" — foi criada em novembro, buscando arrecadar R$ 97,8 mil reais até meio de janeiro, o que não foi atingido. O valor é necessário para bancar a hospedagem, a alimentação e o vestuário de inverno para o frio dos EUA — passagens aéreas, taxas de vistos e seguros foram pagos anteriormente.
Em quase 15 anos, mais de mil jovens carentes já passaram pela orquestra, que ministra suas aulas na na Fundação Pão dos Pobres, em Porto Alegre.
Muito mais do que ensinar técnica, o objetivo é transformar a vida dos alunos por meio das notas e partituras, apoiando os estudantes em tudo. Vários que passaram por lá seguiram a carreira musical e hoje estão lecionando, inclusive na própria orquestra.
Produção: Maria Clara Centeno