Um dos mais belos projetos sociais de música do Estado, a Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul (OJRS) está em busca de novos alunos. Estão abertas 30 vagas, para meninos e meninas de baixa renda, de 1o a 14 anos.
Prestes a celebrar 15 anos, a OJRS vem transformando a vida de crianças e jovens por meio das notas e partituras - apoiando os estudantes com instrumentos, materiais, lanche, transporte e uniforme. Muitos deles seguiram a carreira musical e hoje estão dando aulas, inclusive na própria orquestra. Mais de mil estudantes da rede pública já passaram pela iniciativa.
As inscrições estão abertas até a próxima terça-feira (31). São gratuitas e podem ser feitas por um formulário online (https://tinyurl.com/ojrs2023). No site da Orquestra Jovem, também é possível baixar o edital (que tem todas as informações detalhadas) e se inscrever.
Para participar do processo seletivo, os candidatos devem estar matriculados e frequentando aulas no turno da manhã em escolas da rede pública ou particular (desde que tenham bolsa de estudos). É preciso ter renda familiar mensal de até três salários mínimos. As aulas ocorrem à tarde, na Fundação Pão dos Pobres, no bairro Cidade Baixa, na Capital.
Vale repetir: os alunos selecionados ganharão material pedagógico, instrumento, uniforme, lanche e transporte.
Sobre a Orquestra Jovem do RS
Criada em 2009, a Orquestra Jovem do RS tem foco na formação musical de excelência, voltada ao atendimento de crianças e adolescentes de baixa renda, que estejam na rede escolar, dos 10 aos 24 anos.
Com formação de orquestra sinfônica e conduzida pelo maestro Telmo Jaconi, o grupo conta com 150 crianças e jovens, organizados em três níveis: iniciantes, intermediários e avançados.
A OJRS é mantida por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (LIC) e do Funcriança. Patrocínios e doações via Imposto de Renda de Pessoas Físicas e Jurídicas são fundamentais para viabilizar as atividades.
Mais informações no site orquestrajovemrs.com.br.