Em fevereiro de 2014, com apenas 56 anos, morria um dos artistas mais talentosos e versáteis nascidos neste chão: Nico Nicolaiewsky, que muitos conhecem como o irreverente Maestro Pletskaya, eterno parceiro de Hique Gomez no espetáculo Tangos & Tragédias. Para marcar os 10 anos da partida de Nico, o Theatro São Pedro exibirá um filme especial.
Com entrada franca, no próximo dia 5 de fevereiro, às 20h, o palco que sempre recebeu o artista - inclusive no momento do adeus - apresentará "As fitas perdidas". Dirigida por José Pedro Goulart, amigo de Nico e da família, a película recupera cenas inéditas do show "Onde está o amor?", de 2008, com canções do artista.
— Quando Nico lançou esse disco, eu falei: "Vamos fazer um show para mostrar o teu lado músico!" E assim foi. Ele estava feliz e muito bem no palco, muito bonito e confiante. Foi um sucesso. Captamos as imagens sem pretensões, como um documento. As fitas acabaram sumindo e só recentemente foram encontradas — conta Zé Pedro.
O trabalho de edição e recuperação do material levou quatro anos, com o apoio de muita gente, incluindo Tiago Bortolini, Marilourdes Franarin, Caroline Colpo, Mauro Dorfman e Fábio Sclovsky, presidente da Melnick Arcadia, "patrocinadora afetiva" da causa, nas palavras do diretor.
Não se trata de um projeto comercial. A iniciativa, explica Zé Pedro, é uma homenagem feita por amigos, como Nico merecia, pelo legado que deixou.
— Quando concluímos o trabalho de recuperação, fiquei impressionado. Fui falar com a Márcia do Canto (viúva de Nico) e a Nina Nicolaiewsky (filha do artista) para propor a exibição desse material único, aberta ao público e gratuita, no Theatro São Pedro, nos 10 anos da morte dele. Elas gostaram e ficaram muito emocionadas — conta o diretor.
O palco será transformado em uma grande tela de cinema, instalada na parte da frente (a um palco das cortinas), garantindo maior proximidade ao público.
Além de canções do disco "Onde está o amor?", o show contou com um apanhado do trabalho musical de Nico desde a banda "Saracura" até as músicas que depois fariam parte do disco "Música de Camelô".
Os ingressos podem ser retirados, sem custo, na recepção do Multipalco (Praça Mal Deodoro, sem número, ao lado do prédio do theatro), a partir desta quinta-feira (25).