Em uma parceria inédita no Rio Grande do Sul, duas instituições fundamentais da cena cultura gaúcha - a Fundação Iberê e Museu de Arte do Estado (Margs) - se preparam para inaugurar exposições simultâneas com a obra de um mesmo artista: Carlos Vergara.
Radicado no Rio de Janeiro, mas santa-mariense de nascimento, Vergara se tornou um dos mais importantes nomes da geração de gênios que despontou nos anos 1960 no Brasil, com projeção internacional. Ele foi, inclusive, aluno e assistente de Iberê Camargo e, ao longo da carreira, realizou mais de 180 exposições individuais e coletivas.
As duas mostras - intituladas Carlos Vergara: Poética da Exaltação - abrem no próximo dia 24 de fevereiro, às 11h, no Margs, e às 14h, na fundação. Quem estiver presente, poderá acompanhar visitas guiadas pelo curador, Luiz Camillo Osorio, e pelo próprio artista.
Serão, ao todo, 88 trabalhos, nas duas instituições, incluindo algumas relíquias: desenhos e pinturas de Vergara que nunca foram expostos, produzidos quando ele trabalhava com Iberê no Rio.
A exposição em dose dupla faz parte das comemorações dos 70 anos do Margs, celebrados em julho de 2024. Em julho, haverá uma nova parceria, dessa vez, com foco na obra de Iberê Camargo.