A partir desta quarta-feira (29), quem passar pela Praça Alfredo Cony, no bairro Petrópolis, em Porto Alegre, vai poder saber um pouco mais sobre os pássaros que habitam o local e circulam na região.
Adotada pela empresa Ecoreal, a área verde vai ganhar placas interativas com informações sobre aves de 11 espécies, incluindo curiosidades sobre hábitos e personalidades. Detalhe: será possível, inclusive, ouvir o canto de cada uma delas no telefone celular.
Para isso, bastará apontar o aparelho para os códigos impressos nas torres de identificação (você inclusive já pode fazer o teste nas imagens aí em cima). De forma automática, o sistema abrirá uma página na internet. Aí é só aumentar o volume do telefone e dar o "play".
Entre as espécies selecionadas, estão o bem-te-vi, o sabiá-laranjeira, o pica-pau e o joão-de-barro.
Sobre o sabiá, por exemplo, o material informa que ele emite um canto melodioso, com duração de até dois minutos, que varia entre indivíduos e conforme a distribuição geográfica do animal. Isso ocorre “porque a espécie detém a interessante característica de capacidade de aprendizado vocal”. Não é uma beleza?
Isso é educação ambiental na prática. Primeiro, porque valoriza a presença dos bichos, educa a população sobre eles e estimula o cuidado com a natureza. Em segundo lugar, nunca é demais lembrar que praças e parques não são apenas espaços de lazer: as áreas verdes dos grandes centros urbanos funcionam como microflorestas - pequenos oásis para a fauna e a flora locais.
A ideia faz parte do projeto Praça do Futuro, desenvolvido pela Ecoreal desde meados de 2023 na Capital. Entre as melhorias já implementadas estão a instalação de novas lixeiras para itens recicláveis e orgânicos, a oferta de água para frequentadores e pets (em uma máquina de água filtrada, trazida em parceria com a Purificatta), muritões de limpeza e destinação correta de resíduos.