Em 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) vai apresentar o Mapa Rodoviário Interativo do Estado com uma novidade: pela primeira vez, as comunidades quilombolas gaúchas vão aparecer na cartografia. São mais de cem localidades, onde vivem 17,5 mil pessoas, segundo o IBGE.
A iniciativa integra uma ação de governo - via Secretaria de Transportes e Logística - que avalia a situação dos acessos a esses locais.
O projeto é coordenado pela engenheira Eliane dos Santos, da Superintendência de Programação Rodoviária do Daer. Ela destaca que, a partir daí, será possível formular políticas públicas para melhorar a qualidade de vida dessa população.
Também está prevista a instalação de placas indicativas nas comunidades em todo o Estado.
O projeto piloto de levantamento dos acessos, chancelado pelo secretário Juvir Costella, foi desenvolvido nas comunidades quilombolas Beco dos Colodianos e Quilombo dos Teixeiras, localizadas em Mostardas, no Litoral Sul.
Durante visita aos locais, a equipe do Daer conversou com alguns dos 115 moradores e ouviu relatos de que, em temporadas de chuva, as estradas de areia ficam intransitáveis.