A jornalista Raíssa de Avila colabora com a colunista Juliana Bublitz, titular deste espaço
A chef gaúcha Teresa Cicchelero abre as portas da Dots Chocolaterie em novo endereço nesta quinta-feira (16). A fábrica de chocolates na Avenida Mariland, em Porto Alegre, estreia junto da coleção de Natal deste ano, que começou a ser formulada ainda em maio. Não é pressa. Pelo contrário: Teresa faz questão de pensar todo detalhe com tempo, já que cada bombom leva três dias para ficar pronto.
Além de estar à frente da produção, Teresa é quem pensa em cada coleção, desenha e fabrica os moldes e formas, escolhe as caixas, define as estratégias e atende os clientes. Além dos bombons coloridos, especialidade da chef, que se define como pioneira na técnica no Estado, Teresa produz pequenas esculturas de chocolate. Temida pela maioria dos cozinheiros, a temperagem , processo de derretimento do chocolate, é a menina dos olhos de Teresa:
— Eu tenho uma paixão pelo que faço, acho que essa é a diferença. Tudo precisa ser muito controlado, a temperatura do ambiente, da forma, do chocolate. Isso combinado resulta em uma textura lisa e brilhante — explica.
A trajetória de Teresa começou há 22 anos, na gastronomia tradicional. Antes de se especializar em pâtisserie, em Buenos Aires, ela comandava um restaurante em Novo Hamburgo. Em 2011 abriu a primeira loja da Dots em Sapiranga, no Vale do Sinos, com foco na confeitaria internacional, que incluía todo o universo de doces. Depois de um tempo, ela resolveu se dedicar por inteiro ao chocolate em suas diversas formas.
Hoje, a marca faz sucesso no varejo, mas ganhou destaque no setor de eventos e presentes. Junto à produção da inauguração do próprio showroom, por exemplo, a Dots se prepara para entregar 500 caixas com 10 bombons cada para um evento empresarial. Acostumada com grandes entregas, Teresa explica que optou por centralizar todas as etapas, da produção à entrega:
— É um produto muito delicado. Essa foi a maneira que encontrei de garantir a qualidade — revela.
Com a mudança de endereço, a meta é dobrar a produção, que atualmente é de 5 mil bombons por semana e reforçar os laços com os clientes que já adquiriram os produtos por delivery. Tudo isso enquanto já planeja a Páscoa de 2024.