Uma parceria entre a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a Casa de Cultura Juarez Teixeira quer inserir Caçapava do Sul no mapa das cidades gaúchas com murais de grande formato.
O projeto, que tem o apoio de lideranças locais, ganhou vida com a ajuda de alunos do curso de Desenho Industrial da UFSM. Eles planejaram e estão pintando o desenho de 75 metros quadrados na fachada do centro cultural. O design gráfico foi desenvolvido pelo estudante Affonso Montagner Maia, e o trabalho está sendo coordenado pelos professores André Krusser Dalmazzo, Marcos Brod Junior e Fabiane Romano.
Desde a concepção, o painel tem o objetivo de retratar as belezas, as curiosidades e o cotidiano do município. E a intenção é não apenas criar um atrativo turístico, mas também estimular o senso de pertencimento da comunidade ao Geoparque de Caçapava, recém certificado pela Unesco.
Até agora, o trabalho incluiu uma visita técnica e três viagens com diferentes grupos de jovens se revezando na pintura. Artistas locais e moradores também já deram suas pinceladas. A obra deve estar concluída antes do Natal deste ano.