Último conferencista do Fronteiras do Pensamento 2023, o britânico David Wengrow, fará uma visita à periferia de Porto Alegre na próxima quinta-feira (5). O arqueólogo participará de uma roda de conversa do 2º Congresso Popular de Educação para a Cidadania (2º CPEC), no bairro Partenon.
O bate-papo será na Escola Municipal de Ensino Fundamental Marcirio Goulart Loureiro, às 9h30min. A intenção é de que o badalado intelectual ouça e troque ideias com os participantes do evento - que reuniu mais de 500 pessoas de 50 comunidades em setembro e ficou conhecido por promover debates em busca de uma Capital mais inclusiva, criativa e sustentável.
Professor da University College London, David Wengrow alcançou reconhecimento mundial como arqueólogo e antropólogo desde o lançamento de O Despertar de Tudo: Uma nova história da humanidade, best-seller escrito em parceria com o antropólogo americano David Graeber. O livro vai na contramão de teorias consagradas por pensadores contemporâneos e coloca em xeque teses que tratam o desenvolvimento da civilização de modo linear.
A produção de Wengrow tem tudo a ver com a proposta do CPEC, que vem promovendo a integração entre pensadores contemporâneos e autoridades e as lideranças comunitárias de todas as regiões da Capital. Em agosto, uma roda de conversa de preparação para o congresso contou com a presença do filósofo americano Michael Sandel e do governador Eduardo Leite no Morro da Cruz.
Esses encontros são uma forma de aproximar a produção de conhecimento acadêmico e a experiência e o saber das comunidades. Não são palestras, mas rodas de conversa mesmo.
Conferência
A conferência de David Wengrow no Fronteiras do Pensamento ocorrerá na noite anterior, na quarta-feira (4), às 20h, no Teatro Unisinos, em Porto Alegre. Será o encerramento da 17ª temporada do projeto, que neste ano teve como tema “Entre o caos e a ordem: um guia sobre como navegar em uma era de incerteza”.