A partir da próxima terça-feira (3), a capital gaúcha vai se transformar no centro do hipismo na América do Sul. Com 150 competidores inscritos, de cinco países (Brasil, Argentina, Uruguai, Bolívia e Paraguai), o Campeonato Sul-Americano da Juventude volta ao Brasil após um hiato de sete anos - e o melhor: na Sociedade Hípica Porto Alegrense (SHPA).
Além dos atletas (sete competindo pelo Rio Grande do Sul), a cidade vai receber juízes internacionais e os chamados “desenhadores de percurso” (course designer), que irão preparar a pista para a competição, que segue até domingo (8).
Presidente da Federação Gaúcha de Esportes Equestres (FGEE), Karina Johannpeter celebra a realização do evento na Capital e destaca que a entrada será gratuita e aberta ao público.
— Será uma festa para a cidade. Foi um desafio trazer a competição para cá e queremos que todos sejam muito bem-vindos. Estaremos de portas abertas — diz a amazona, medalhista de bronze nos Jogos Pan-Americanos de 2003, em Santo Domingo, e de prata em Guadalajara, em 2011.
Mais do que uma disputa esportiva, o encontro será uma oportunidade única para conhecer um pouco mais do universo do hipismo e uma baita experiência para cavaleiros e cavaleiras - os competidores são jovens de 12 a 25 anos, em início de jornada. Karina lembra que, para muitos deles, será um momento de grande aprendizado:
— Mesmo que muitos não sigam no esporte como profissão, a participação vai ficar marcada como uma etapa importante de suas vidas. Já passei por isso. Uma competição como essa ensina sobre trabalho em equipe, respeito ao animal, aos adversários, orgulho de representar o país, ensina a ganhar e também a perder. Enfim, são lições únicas — avalia a presidente da FGEE.
Karina destaca, ainda, que o campeonato terá uma parceria com a ONG Just World International. A instituição conecta cavaleiros e a comunidade equestre com programas de inclusão social em todo o mundo. A ideia é unir esporte e solidariedade. Melhor, impossível.
O campeonato
- As provas terão obstáculos de 1m20cm a 1m45cm de altura e serão divididas por categorias: infantil (12 a 14 anos), pré-junior (14 a 16 anos), júnior (14 a 18 anos) e sub-25 (16 a 25 anos). Elas irão ocorrer ao longo da semana com etapas classificatórias para a prova final, com premiações por equipe e individuais.
- Serão 24 provas na pista de grama da SHPA, somando 21 classificatórias e três finais por categoria.
- O evento, que será gratuito e aberto ao público, contará com arquibancadas e espaço de lazer e interação.
- O Campeonato Sul-Americano da Juventude em Porto Alegre terá o patrocínio de White Martins, BTG Pactual, Agibank, Gerdau e apoio da Associação Brasileira de Hipismo, Unimed, Jasmin Tapetes, Hotel Intercity Praia de Pelas, Cervejaria Dado Bier, Input Tecnologia e Haras Joter.