Foi-se o tempo em que determinadas áreas eram exclusividade masculina. De olho na evolução do mercado de trabalho, a Ipiranga acaba de lançar, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), o programa “Operação Mulher”, voltado à formação de operadoras de produção no setor de óleo e gás.
A iniciativa oferece uma centena de vagas no curso de qualificação, todas de graça. Serão cerca de 200 horas de capacitação, em aulas 100% presenciais nas sedes do Senai em cinco municípios brasileiros - entre eles Canoas, na Região Metropolitana. Em 2022, a Ipiranga já havia formado mulheres na área petroquímica em Paulínia (SP) e Fortaleza (CE).
Para esta edição, as candidatas precisam ter mais de 18 anos, Ensino Médio completo, disponibilidade de oito horas por dia para treinamento e, preferencialmente, residir nas cidades contempladas. O conteúdo das aulas prevê, entre outros conteúdos, formação em operação de combustíveis e afins e brigada de incêndio e trabalho em altura. Detalhe: há possibilidade de parte das formandas serem contratadas pela própria Ipiranga.
— Temos muito orgulho da trajetória desse projeto que soma resultados incríveis e, por isso, resolvemos expandi-lo e gerar oportunidades em mais cidades do país. Queremos contribuir para a empregabilidade das mulheres que vivem no entorno de nossas operações. Acreditamos que isso impacta diretamente no desenvolvimento local, ao mesmo tempo em que incentiva a diversidade em nossa indústria — diz Luciana Domagala, vice-presidente de Pessoas e Sustentabilidade da Ipiranga.
As inscrições estão abertas até o dia 28 de setembro neste link. Tanto o resultado da seleção das candidatas, que receberão uma bolsa-auxílio, quanto o período de matrículas serão divulgados até 11 de outubro. A previsão é de que as aulas comecem na segunda quinzena do mesmo mês.
Presença feminina
Atualmente, na Ipiranga, que soma mais 6,5 mil postos de combustível no país, tem cerca de 29% das mulheres em posições executivas e de liderança. Na vice-presidência, o índice é de 33%. A companhia acaba de aderir ao Movimento Mulher 360, uma ação empresarial voltada para a equidade de gênero e, ao lado de uma centena de empresas, trabalha para acelerar o avanço da igualdade no segmento corporativo.