No próximo domingo (20), um cortejo diferente vai movimentar o centro de Porto Alegre a partir das 17h. Serão dois quilômetros de caminhada, com os olhos pregados em instituições que simbolizam a cultura no Estado - do Teatro de Arena, na Escadaria da Borges, à Casa de Cultura Mario Quintana.
A atividade será parte da programação do Dia Estadual do Patrimônio Cultural - uma baita iniciativa da Secretaria da Cultura - e terá a mediação de um guia. A intenção, segundo Beatriz Araujo, que comanda a pasta, é chamar a atenção da sociedade para a importância de preservar e valorizar a nossa riqueza patrimonial. E que riqueza.
Na lista, estão incluídos ainda o Museu Julio de Castilhos, o Palácio Piratini, o Theatro São Pedro, a Biblioteca Pública do Estado, o Memorial do Rio Grande do Sul, o Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs) - inclusive o Arquivo Histórico do RS e o Museu Antropológico do RS (Mars) -, e o Museu da Comunicação Hipólito José da Costa. Onze joias.
Durante a visitação, o público vai receber informações sobre a relevância histórica e cultural desses locais, além de curtir performances artísticas especialmente pensadas para a ocasião.
Se chover, o evento será adaptado para dentro da Casa de Cultura, incluindo o cortejo, que, nesse caso, vai acontecer nas passarelas e corredores do belo prédio, que um dia abrigou nosso maior poeta.
Passaporte
Para estimular a visitação aos espaços culturais do Centro Histórico de Porto Alegre na programação do Dia do Patrimônio, a Secretaria de Estado da Cultura criou uma espécie de "passaporte".
O folheto - que terá um mapa indicando a localização de cada espaço - poderá ser retirado no fim de semana, de forma gratuita, em qualquer uma das instituições participantes.
A ideia é a seguinte: a cada local visitado, a pessoa poderá carimbar o "documento". Ao acumular pelo menos cinco registros, terá direito a um kit cultural. O brinde poderá ser retirado no dia 26 de agosto, das 14h às 18h, no balcão de informações da Casa de Cultura Mario Quintana.
O Dia do Patrimônio
Não serão só os moradores de Porto Alegre que terão atividades no Dia do Patrimônio, celebrado desde 2019, sempre no último fim de semana de agosto. De acordo com a Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), haverá programação em mais de 100 municípios gaúchos. Saiba mais sobre o que está previsto no site da Sedac, clicando aqui.