Em mais um movimento que contribui para a revitalização e retomada do Centro Histórico, o antigo Solar do Conde de Porto Alegre, patrimônio da Capital, acaba de ter a fachada restaurada.
A conquista é fruto da mobilização do Instituto de Arquitetos do Brasil no Rio Grande do Sul (IAB-RS), que recebeu o prédio do governo do Estado no início dos anos 1990. Desde então, há anos, a entidade vem fazendo um trabalho de recuperação do espaço, construído - veja só - em meados do século 19, após o estouro da Revolução Farroupilha.
Para celebrar a entrega, o IAB-RS vai fazer uma baita festa, aberta ao público, neste sábado (19), em frente ao edifício.
A intenção é apresentar à comunidade o resultado da obra. Haverá DJ, música instrumental, tambores de candombe e apresentação teatral (com o incrível Grupo Cerco, que também tem sua sede ali), entre outras atividades, tudo de graça. Será das 16h às 22h, na esquina das ruas Riachuelo e General Canabarro.
O local, hoje, é a "casa dos arquitetos" e funciona como sede da IAB-RS, mas, como diz a co-presidente da entidade, Paula Motta, é um prédio da cidade, com uma longa trajetória ligada a Porto Alegre. E é um exemplo do que mais precisamos: revitalizar, reaproveitar, valorizar e não mais pôr abaixo o que temos de valioso.
A estrutura, segundo o IAB-RS, é um dos últimos exemplares de solar urbano existentes no centro da Capital.
No passado, o endereço foi moradia de Manuel Marques de Souza, o Conde de Porto Alegre, importante personagem ligado à história da capital gaúcha e do Estado. Ao longo dos anos, a edificação também foi ocupada por diferentes órgãos públicos, como o Quartel-General da Guarda Civil, a Chefatura de Polícia, o Instituto Médico Legal e, mais recentemente, em um capítulo sombrio e triste da história brasileira, o DOPS, centro de repressão na ditadura - que deve ser lembrado, sim, para que jamais se repita.