A área central de Santa Maria ganhou um totem com um botão de emergência. A novidade, segundo a prefeitura, tem o objetivo de dar mais segurança a quem vive, trabalha e passa pelo local, entre o calçadão Salvador Isaia e o viaduto Evandro Behr. A previsão é de que o equipamento comece a funcionar a partir desta quinta-feira (3).
Além do botão, que acionará a Guarda Municipal no Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciosp), o aparelho terá outras funções: quatro câmeras de alta resolução (que registrarão o acesso ao calçadão e à praça Saldanha Marinho) e um sistema de alto-falantes com interfone para comunicação com os usuários (para que os agentes possam interagir e dar orientações).
A ideia é que qualquer pessoa possa acionar o dispositivo em situações de risco ou desorientação.
Segundo o assessor de Assuntos Governamentais do Ciosp, Paulo Sergio da Silva, o modelo é um projeto-piloto e agora será avaliado. O equipamento não tem custo para o município - por ser fruto de uma parceria com a empresa Vigillare - e ajudará o Ciosp a avaliar novos softwares analíticos na área de segurança pública. As câmeras, por exemplo, poderão ser usadas em análise comportamental, detecção de aglomeração de pessoas e de potenciais invasões, além de identificação de áreas restritas.
Dependendo do resultado dos testes, a tecnologia poderá ser aplicada também em praças e escolas. Vale acompanhar.