Deu Rio Grande do Sul. Os alunos da Escola de Ensino Médio e Técnico da Universidade de Caxias do Sul (Cetec UCS) que disputaram a 17ª Mostra Brasileira de Foguetes (MobFog) e 40ª Jornada de Foguetes, no Rio de Janeiro, voltaram para casa com medalhas de ouro.
A história do grupo foi tema da coluna no último dia 4 de agosto, quando a turma estava embarcando para Barra do Piraí (RJ) para uma semana de competições. Acompanhados pelo professor Lucas da Silva Fogaça, Guilherme Triches Silvestro, Júlia Giordano Bianchi, Tiago Triches Silvestro, Murilo Lazzari Gasperin e Arthur da Fonseca Macedo dividiram-se em dois times.
O lançamento de um deles (de Murilo, Tiago e Arthur) alcançou 234 metros de distância, o que garantiu a primeira distinção dourada. A segunda, foi conquistada pelo desempenho dos alunos Júlia e Guilherme, cujo foguete percorreu 164 metros. Neste ano, todos os grupos que conseguiram ultrapassar a marca dos 160 metros foram contemplados com medalhas.
Este foi o segundo ano que o Cetec UCS participa da MobFog e a primeira vez que subiu ao pódio. Os vencedores da competição integram o Clube Olímpico do colégio, que prepara os estudantes para olimpíadas de conhecimento.
Os estudantes competiram na categoria Ensino Médio, e o modelo de foguete utilizado recebeu combustível desenvolvido a partir da mistura de vinagre com bicarbonato de sódio. Durante o evento, eles também participaram de oficinas em que aprenderam a lançar outros tipos de artefatos, como o de papel alumínio com bola de gude.