Seis bailarinos e coreógrafos conhecidos da cena gaúcha, com idades entre 50 e 70 anos, provam - no palco - que o etarismo não passa de um grande preconceito. Vencedor do Prêmio Açorianos de Dança 2022, o espetáculo "Novos Velhos Corpos 50+" volta aos holofotes com duas apresentações gratuitas neste fim de semana, na 7ª Mostra de Artes Cênicas e Música do Teatro Glênio Peres, em Porto Alegre.
A peça mistura música, teatro e imagens em vídeo. É uma celebração ao corpo em envelhecimento.
— O debate sobre a velhice vem sendo cada vez mais explorado na contemporaneidade em escala mundial. Como perceber, viver e refletir sobre isso em uma sociedade que exalta a juventude? "Novos Velhos Corpos 50+" teve como mote no seu processo de criação as seguintes questões: como incorporamos a passagem do tempo em nossos corpos? Como integramos a doença e a fragilidade em nossa dança? Conversamos, improvisamos, dançamos, refletimos e relembramos nossas experiências juntos, o que culminou no espetáculo. A idade é um privilégio — diz Suzi Weber, que integra o elenco junto dos craques Eva Schul, Eduardo Severino, Mônica Dantas, Robson Duarte e Rossana Scorza.
O roteiro se estende através do vídeo criado pelo multiartista Alex Sernambi, e a performance musical - por conta de Dora Ávila, Flavio Flu, Marcelo Fornasier e Vasco Piva - dialoga com as coreografias, com improvisações das duas partes, música e dança.
— Trata-se de um grupo de artistas que colabora em diferentes projetos artísticos há mais de 30 anos. Cada um tem uma trajetória consolidada na cena e na expertise do seu campo artístico, como Eva Schul, coreógrafa com mais de 50 anos de carreira — completa Suzi.
As apresentações são nesta sexta-feira (1º) e no sábado (2), às 19h. Os ingressos podem ser retirados no Memorial da Câmara Municipal de Porto Alegre (Av. Loureiro da Silva, 255, no Centro Histórico).
Serviço
- Novos Velhos Corpos 50+ - 7ª Mostra de Artes Cênicas e Música do Teatro Glênio Peres
- Quando: 1º e 2 de setembro, às 19h
- Onde: Avenida Loureiro da Silva, 255 - Centro Histórico
- Entrada gratuita, com distribuição de ingresso na Câmara Municipal de Porto Alegre