O Rio Grande do Sul - que no primeiro semestre de 2023 se tornou a segunda maior porta de entrada de turistas estrangeiros no Brasil, como mostra a reportagem de Fábio Schaffner - vem, também, recuperando o volume de desembarques internacionais do período pré-pandemia no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. É uma boa notícia para a cidade e para o Estado.
Segundo levantamento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, ao qual a coluna teve acesso em primeira mão, a capital gaúcha recebeu 66% a mais de passageiros vindos do Exterior entre janeiro e junho deste ano, em relação ao mesmo período de 2022.
Extraído do Painel de Turismo, desenvolvido pela equipe econômica da secretaria, com base em informações da Fraport, o número saltou de 49.974 para 82.965 pessoas. Desse contingente, 17,1% vieram de Miami (EUA), 10% de Lima (Peru), 10% de Montevidéu (Uruguai) e 9% de Lisboa (Portugal), entre outros locais.
Só em junho de 2023, foram 17,6 mil desembarques do tipo. É a maior leva desde o baque da covid-19, em março de 2020, e já se aproxima dos 21 mil registrados em junho de 2019 - antes, portanto, da crise sanitária. O movimento acompanha, também, a retomada, desde meados de 2022, de uma série de voos diretos para destinos externos, como Lisboa e Lima, que haviam sido suspensos.
— Porto Alegre está fortalecendo e qualificando os atrativos e os serviços turísticos. Hoje temos muitas experiências para oferecer, com hotelaria e gastronomia de destaque nacional, além de eventos consolidados como o South Summit e a Maratona Internacional — diz a secretária Júlia Evangelista Tavares.
Na avaliação do economista Rodrigo de Assis, um dos responsáveis pelo levantamento, a tendência é de que a Capital volte a registrar a média de desembarques internacionais da fase pré-coronavírus.
— Ainda não há como ter 100% certeza, mas os números vêm mostrando um crescimento bastante acentuado desde o início deste ano. Estamos muito otimistas — diz o especialista.
É possível acessar o Painel de Turismo neste link.