Um dos recantos mais antigos e singelos do Rio Grande do Sul está em festa. Será com chope e churrascada (um boi inteiro e cinco ovelhas) que a comunidade de Santo Amaro do Sul, em General Câmara, irá celebrar uma conquista muito aguardada na localidade.
Neste sábado (26), após décadas de espera, será inaugurado o acesso asfáltico à vila (4,2 quilômetros, até então de estrada de terra) e um mirante com vista para os campos e as torres da Igreja Matriz erguida em 1787.
— É um sonho realizado. Estamos investindo muito em turismo e queremos que as pessoas venham nos visitar. Fizemos uma parceria com o Sebrae para traçar um plano para desenvolver essa área, e melhorar o acesso era uma das nossas prioridades — diz o prefeito Helton Holz Barreto, nascido e criado no vilarejo.
Ali, resistem três séculos de história. Ao redor da praça central, além do velho templo, há um antigo casario, um conjunto de 14 prédios em estilo açoriano, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Caminhar naquelas ruas é uma aula a céu aberto e também um alívio para quem busca uma pausa no corre-corre diário. Já estive lá muitas vezes, fazendo reportagens, ao longos dos últimos 20 anos, e posso confirmar: vale mesmo a visita.
O ato de inauguração está marcado para as 10h30min, no mirante, e a festança começa às 11h, na praça. As obras foram possíveis graças a recursos do governo do Estado, de emendas parlamentares e da prefeitura. É assim, unindo forças, que se supera obstáculos.
— Agora, estamos batalhando para atrair investidores que queiram instalar um hotel e um café colonial. Acreditamos que a vila tem muito potencial — projeta o prefeito.
Santo Amaro do Sul fica a cerca de 95 quilômetros de Porto Alegre, via BR-290 e RS-401.