As abelhas viraram atração turística. Em Nova Petrópolis, na Serra, o Esculturas Parque Pedras do Silêncio decidiu incluir os insetos sem ferrão - nativos da região, dóceis e fundamentais para a preservação da biodiversidade - no circuito de atrativos.
Proprietário do parque, Valmor Heckler conta que as melíferas sempre estiveram presentes em troncos de árvores e até na base de algumas esculturas.
A partir daí, nasceu a ideia de instalar caixas (no formato de pequenas casas) para recebê-las, estimular sua presença e o cuidado com elas e ainda apostar em educação ambiental. Já é um sucesso.
Atualmente, no Rio Grande do Sul, existem cerca de duas dezenas de espécies de abelhas sem ferrão. No Brasil, o número varia de 300 a 400 espécies.
Número de visitantes
O Esculturas Parque Pedras do Silêncio recebeu 15 mil visitantes no primeiro semestre deste ano, 15% a mais em comparação a 2022, conforme balanço da administração do empreendimento. A maioria dos visitantes é de cidades gaúchas como Porto Alegre, Caxias do Sul, Novo Hamburgo, Pelotas e Santa Maria.
O parque tem 80 obras esculpidas em pedra de arenito e oferece recurso de audiodescrição para pessoas com deficiência visual.