No ano em que comemora três décadas, a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), no Vale do Rio Pardo, deu um baita presente à comunidade: inaugurou um espaço para a celebração e a preservação da arte.
Liderada pelo professor Ronaldo Wink (na foto acima), a Pinacoteca Unisc conta com 151 obras, de artistas como Iberê Camargo, Leopoldo Gotuzzo, Vasco Prado e Chico Stockinger, a maioria delas obtidas por meio de doações de acervos particulares - de gente da região que acreditou na proposta.
— É o início de um novo ciclo cultural na cidade. Nem todo mundo entende de arte, mas não precisa ser especialista. Queremos que as pessoas tenham acesso. Quando a gente viaja, não visita sempre um museu? Por que não termos isso aqui também? — diz Wink.
Parte da coleção está em exibição na mostra Caleidoscópio, promovida pela pinacoteca na biblioteca do campus central, com entrada franca. A iniciativa segue os passos de outras instituições de ensino superior do Estado, cujo papel vai muito além do ensino.