Um jovem e promissor golfista gaúcho, lapidado no projeto social Handicap, do Porto Alegre Country Club, acaba de desembarcar nos Estados Unidos, onde vai estudar e treinar. Aos 18 anos, Wesley Bairros conquistou uma bolsa-atleta no Otero College Athletics, no Colorado.
Natural de Sant´Ana do Livramento, na Fronteira Oeste, ele chegou ao Country Club aos 15 anos, em 2020, depois de ter chamado a atenção do diretor de golfe juvenil da instituição, Marcus Collares, pelas boas tacadas - que começaram aos 11 anos, ainda na cidade natal. Collares percebeu que Bairros tinha potencial e que merecia uma chance.
O menino recebeu apoio - inclusive financeiro, com aluguel, e também nos estudos, com uma vaga no Colégio Província de São Pedro - e não deu outra: sagrou-se campeão brasileiro juvenil em 2022, quando foi o melhor atleta da categoria no país.
Incentivado pelo clube e pelo treinador Vinicius Muller, o golfista decidiu, então, tentar uma oportunidade no Exterior e, mais uma vez, teve êxito.
Agora, Bairros terá uma bolsa universitária que cobrirá 50% dos custos dos estudos, do alojamento e da alimentação nos Estados Unidos pelos próximos dois anos. A outra metade será bancada pelo clube da Capital, que seguirá acompanhando o pupilo.
— Estou muito feliz. O mais difícil vai ser o inglês, mas já estou me adaptando — diz o jogador, que seguirá filiado à Confederação Brasileira de Golfe.
O sucesso do jovem, na avaliação de Collares, serve de exemplo para os demais alunos do clube, inclusive do projeto social, já que agora eles têm alguém para olhar e dizer:
— Eu também posso!
O presidente do Porto Alegre Country Club, Vinicius de Sottomaior Biffignandi, diz que o desfecho "é um grande orgulho" para a instituição e que histórias como essa estimulam o clube a seguir investindo no desenvolvimento de atletas e cidadãos.