Um dos mais tradicionais parques aquáticos do Rio Grande do Sul, conhecido por atrair centenas de visitantes durante o verão, está preparando novidades. A partir do dia 5 de agosto, o Acqua Lokos Parque Hotel, em Capão da Canoa, vai lançar uma rota temática inspirada na história do Rio Grande do Sul.
Até 2024, o empreendimento planeja investir cerca de R$ 3 milhões nas novas estruturas e atividades, pensadas para ampliar o número de frequentadores fora do veraneio.
As atividades serão concentradas no Roteiro Nossas Origens, incluindo brinquedos temáticos, apresentações artísticas, visitas ao Galpão dos Animais (com ovelhas, cabras, cavalos, coelhos e pavões), caminhadas educativas e a chamada Hora da Encilha (quando os visitantes aprendem a encilhar um cavalo). Parte das atrações já ocorria, mas não de forma integrada.
Uma das novidades em obras é a reformulação visual de alguns brinquedos, entre eles o Barco Viking, que será transformado em Barco Seival - em referência à embarcação usada pelo líder farrapo Giuseppe Garibaldi na Tomada de Laguna, no século 19. No local, serão instalados deques de madeira e placas informativas. Também fará parte do projeto a peça teatral Nossas Origens, que mistura história e humor.
— Percebemos a importância de manter presente a história do Rio Grande do Sul e da região litorânea. E fazer um passeio no Acqua Lokos durante o inverno é uma excelente oportunidade para uma imersão cultural e contato com a natureza. As famílias se divertem e criam memórias — diz Fabiano Brogni, diretor do parque, que acaba de ser eleito 5° melhor da América do Sul, no Travellers' Choice 2023, da plataforma TripAdvisor.