Ele trabalhou na roça, em fábrica de calçados, vendeu picolés, foi guardador de carros, guia turístico, funcionário de hotel e pedreiro. Valdir Cardoso, 58 anos, é um desses casos de empresários que construíram impérios do zero, com uma boa dose de coragem e teimosia.
Natural do interior de Caxias do Sul, na Serra, ele é o empreendedor por trás do Parque Terra Mágica Florybal, em Canela, mais uma vez elencado na lista dos melhores do mundo da plataforma TripAdvisor - que analisa e premia destinos, hospedagens e atrações turísticas com base nas avaliações e opiniões de viajantes. O empreendimento gaúcho ficou em 13º lugar, à frente de colossos como do Magic Kingdom (23°), um dos principais parques do Walt Disney em Orlando, nos Estados Unidos.
— A gente até se surpreende, né? Estamos muito felizes — diz o executivo, que é a simplicidade em pessoa.
Cardoso estudou até o 4º ano do Ensino Fundamental na zona rural de Caxias, onde ajudava o pai na lavoura e ia comprar produtos "na venda", como diz, "de a cavalo". Mudou-se para a cidade ainda guri, em busca de oportunidades (eram outros tempos).
Até os 17 anos, fez de tudo um pouco. Amadureceu nos tempos em que trabalhou em hotel (foi camareiro, faxineiro, recepcionista) e mais ainda quando decidiu tentar a vida na construção civil.
— Aprendi tudo sobre obras. Se tu quiser, posso construir uma casa inteira — conta ele, animado.
Aos 26 anos, já casado com Janete Mayer - que segue sua parceira nos negócios, embora hoje os dois estejam separados -, Cardoso ouviu um conhecido falar sobre a fabricação de chocolates caseiros e achou que poderia começar uma produção própria nos horários de folga. Ajeitou o porão da casa, comprou duas panelas e uma geladeira velha (que consertou) e construiu a pia e a bancada. Separou uma pá de pedreiro, lavou bem e passou a utilizá-la para dar forma ao chocolate derretido.
Assim, em 1991, com um investimento que hoje ele calcula de R$ 7 mil, nasceu a Florybal, que atualmente tem 18 lojas próprias em Gramado, Canela e Igrejinha, além de cerca de 30 lojas autorizadas no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina, Paraná, Goiânia, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e São Paulo.
No início de 2002, a loja principal e a fábrica ganharam fachadas temáticas e, em 2008, Cardoso comprou a área em Canela que, três anos depois, daria origem ao parque, inspirado na imaginação infantil e nas brincadeiras de criança do fundador.
— Eu queria um lugar onde as pessoas pudessem se encantar. Desde então, a gente não parou. Estamos sempre inventando uma novidade — conta o empresário.
O segredo do sucesso, resume Cardoso, é ter coragem, trabalhar duro e não desistir no primeiro tropeço.
O parque
A Terra Mágica Florybal conta com 43 atrações, entre cenários, brinquedos e apresentações artísticas, e recebe, por ano, mais de 300 mil visitantes. O parque abre diariamente, das 9h às 16h30min. Mais informações pelo WhatsApp (54) 3282-5050.