A antiga Gare da Viação Férrea, em Santa Maria, e a estação de Restinga Seca, na Região Central, vão voltar a receber passageiros neste final de semana. Fruto de uma parceria entre as duas prefeituras e a empresa Passeios de Trem, a iniciativa, que conta com o apoio da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), promete uma "volta no tempo".
O Trem da Quarta Colônia terá viagens no sábado (24) e no domingo (25) e, depois, nos dias 1º e 2 de julho, nos dois sentidos. Os vagões partirão de Restinga Seca às 8h30min e de Santa Maria às 14h. São 54 quilômetros de percurso, passando pelas estações de Arroio do Só e Camobi. Para receber os viajantes, haverá uma série de atividades nos principais pontos do trajeto.
Na Gare de Santa Maria, a movimentação vai começar às 10h de sábado e de domingo (até as 17h), com o "Viva o Trem Food Park", que contará com food trucks, beer trucks, apresentações artísticas e shows, além de espaço destinado a crianças e animais de estimação. A prefeitura também prevê a montagem de tendas para a venda de artesanato e de produtos da agricultura familiar.
No distrito de Arroio do Só, local onde a locomotiva deve fazer uma parada de cerca de 45 minutos, os viajantes encontrarão cuias e porongos, produtos coloniais, artesanais e música ao vivo.
Para saber mais detalhes, incluindo valores e aquisição de ingressos, é só acessar o site passeiosdetrem.com.br. A empresa também oferece viagens do tipo em outras cidades do sul do Brasil.
Trem dos Vales
Outro passeio imperdível é o já tradicional Trem dos Vales, no Vale do Taquari. Nesta temporada, serão 92 viagens realizadas aos finais de semana e feriados entre agosto e dezembro, com a projeção de atender a cerca de 45 mil passageiros. O trajeto percorre 46 quilômetros de trilhos, em um passeio com cerca de 2h30min de duração que passa por 23 túneis e 15 viadutos entre os municípios de Muçum, Vespasiano Corrêa, Dois Lajeados e Guaporé.