A quarta temporada de passeios do Trem dos Vales, na Ferrovia do Trigo (entre Guaporé e Muçum), registrou 35,8 mil passageiros (15% a mais do que em 2021). Foram 60 viagens de agosto a outubro, com 70% dos participantes de fora do Vale do Taquari - vindos de Estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Amapá e Goiás e até de outros países, entre eles Alemanha, Argentina, Uruguai, Estados Unidos, Portugal, Canadá, Venezuela e México.
O gasto médio por turista nos estabelecimentos comerciais da região (entre restaurantes, pousadas, hotéis, padarias, postos de combustível, agências de viagens, etc.), segundo a organização, foi de R$ 290, incremento estimado de R$ 10 milhões na economia local - cerca de 66% acima do registrado em 2021.
— Estamos muito contentes com a quarta edição do Trem dos Vales. Além de ter sido um sucesso de público, o atrativo mais uma vez atingiu o objetivo de alavancar o trade turístico da região — destaca o coordenador do projeto, Rafael Fontana.
O cardápio de atrações inclui ainda uma série de outras atividades, entre elas a visita ao Cristo Protetor de Encantado. Tudo isso tem colaborado, segundo Fontana, para os resultados.
Última chamada em 2022 é para o Trem da Imigração
Desta sexta-feira (4) até o domingo (6), estão programadas 10 viagens turísticas no Trem da Imigração, que faz o trajeto entre Colinas e Roca Sales. É a última oportunidade do ano. São 17 quilômetros entre morros, túneis e viadutos. Mais detalhes no site tremdaimigracao.com.br ou pelo telefone/WhatsApp (47) 3307-9977.
Passeios em 2023
O Trem dos Vales é um passeio anual realizado em um período específico. No entanto, a região já está mobilizada para tornar o atrativo regular. A organização encaminhou a demanda para a Rumo Logística, que administra a malha ferroviária.
— A expectativa é de, até o final do ano, termos um retorno sobre os passeios definitivos ou as datas da temporada 2023. Trabalhamos para que os passeios sejam definitivos — diz Fontana.
O projeto é uma iniciativa da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), em parceria com a Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), apoio e cooperação da Rumo Logística.