A exemplo de Porto Alegre e de outras cidades famosas por seus mercados públicos, Gravataí, na Região Metropolitana, também terá um espaço do tipo. Com investimento previsto de R$ 5 milhões, a expectativa da prefeitura é inaugurar o prédio no primeiro semestre de 2024.
Mercados públicos são joias urbanas que atraem tanto moradores quanto visitantes. Além de dinamizar economias locais, eles ajudam a expressar as identidades dos lugares onde estão inseridos. No caso de Gravataí, um dos objetivos do poder público é fortalecer o sentimento de pertencimento dos moradores - para que deixem de ver o município como “cidade-dormitório”, devido à proximidade com a Capital, onde muitos trabalham.
— Queremos ampliar e qualificar as opções à comunidade para que as pessoas encontrem aqui tudo o que precisam, não apenas para viver bem, mas também boas opções de entretenimento e de negócios — diz o prefeito Luiz Zaffalon.
Técnicos do município elaboraram um projeto arquitetônico preliminar (veja as ilustrações), como ponto de partida. O visual ainda não é o definitivo, mas a intenção é de que a obra aproveite parte de uma estrutura hoje em desuso - o Ginásio Aldeião, com a revitalização de toda a área no entorno.
A licitação para contratar a empresa responsável pela obra deve ser publicada ainda em novembro, e a expectativa é de que os trabalhos comecem nos primeiros meses de 2023, com conclusão em um ano.
Inspiração
A estrutura interna, segundo o secretário de Mobilidade Urbana e coordenador da equipe de projetos estratégicos, Guilherme Ósio, será inspirada em modelos que são referências mundiais - como o mercado de Montevidéu, no Uruguai, e o de Madri, na Espanha. A área coberta terá 2,7 mil metros quadrados, com áreas para restaurantes, bares, comércio, artesanato, hortifrutigranjeiros, peixaria, açougue e serviços, entre outros.
Revitalização
Quando concluída, a obra deverá reforçar uma série de melhorias urbanas que já vêm sendo realizadas na região, localizada entre o centro de Gravataí e o bairro Parque dos Anjos - como a revitalização e ampliação de vias e pontes. A promessa é transformar a área em um novo ponto de atração no município.