A aposta na reabilitação do Centro Histórico, uma das regiões mais promissoras de Porto Alegre, por anos relegada ao abandono, ganha mais um capítulo. A partir das 19h desta terça-feira (18), o espaço que, no passado, abrigou cofres de grandes bancos, no subsolo do Farol Santander, recebe um novo restaurante, cheio de personalidade: o Moeda.
Com menu autoral assinado pelo chef Deivid Marques (que tem no currículo uma temporada no D.O.M., de Alex Atala), o empreendimento será operado pelo Grupo da Cidade. A marca de São Paulo é responsável pela gestão de pontos icônicos no centro da capital paulista, como o Boteco do 28, no Farol Santander SP, a Galeria do Rock Bar (que chega a receber 25 mil pessoas por dia) e o Mundo Pão do Olivier (do chef Olivier Anquier).
É uma baita notícia para a Capital gaúcha, que passa a contar com mais um atrativo pertinho do Guaíba, tanto para moradores quanto para turistas. E não é qualquer atração: é uma mistura de arte, design, arquitetura e gastronomia.
— Queremos muito contribuir para a nova fase do centro de Porto Alegre e acreditamos que podemos fazer a diferença — diz Glauber Souza, à frente do grupo paulista, que se mudou para a cidade (e inclusive passou a morar no Centro Histórico) em agosto de 2022, em busca de uma imersão no território.
O Moeda terá três ambientes, assinados pelo escritório Polido Arquitetura, com mobiliário de design da Casiere e curadoria criativa de Xarão: um lounge com poltronas e sofás, um espaço para jantares mais reservados e pequenos eventos (na adega da casa) e o salão principal, com mesas para almoço e jantar.
O chef
Deivid Marques, que atuou na cozinha do premiado Dalva e Dito, em São Paulo, comanda o Boteco do 28, no Farol Santander SP. Agora, ele se dividirá entre o Boteco e o Moeda. Por aqui, o cardápio terá pegada cosmopolita e contemporânea, com petiscos, entradas, pratos principais e sobremesas, além de um menu executivo no almoço.
Coquetelaria
Criada pelo consultor Drew Roza, a carta de drinks será focada em clássicos como Negroni, Cosmopolitan, Fitzgerald, Penicillin e Gin Tônica e também em novidades autorais. Os destaques são ingredientes característicos das culturas francesa e italiana, como amaros, vermutes e infusionados.
Galeria de arte
O Moeda contará, também, com um projeto para fomentar a cena artística local, com mostras periódicas de arte, em parceria com galerias e curadores da cidade - com destaque para artistas gaúchos. A ideia é que as obras possam, inclusive, ser adquiridas pelos clientes. A estreia será com a Galeria .ISTA.
História
O espaço do restaurante abrigou, no passado, os cofres dos bancos da Província, Nacional do Comércio, Sul Brasileiro e Meridional. O edifício é tombado e foi restaurado e adaptado para ser um moderno centro de arte e cultura, hoje administrado pelo Santander.
O Farol
O Farol Santander Porto Alegre completou quatro anos em março de 2023. No período, recebeu 12 exposições de artes visuais, com artistas nacionais e internacionais. Em 2022, o centro cultural também promoveu concertos de música clássica e popular, além de espetáculos de dança.
Construído na década de 1930, o prédio também tem atrações permanentes. No subsolo, a exposição fixa "Memória e Identidade" apresenta a história da cidade, do prédio e da política monetária brasileira. Também no subsolo, a outra mostra permanente, "Os Dois Lados da Moeda", conta com um importante acervo de numismática do Rio Grande do Sul. Nas laterais da sala, é contada a evolução da moeda oficial no Brasil.
O Farol conta ainda com duas arenas para discussões e debates e, no subsolo, oferece aos visitantes o Kofre Café e, agora, o restaurante Moeda.