No mês em que completa 251 anos, Porto Alegre vai ganhar um presente em forma de cores. Um muro na entrada da cidade vai se transformar em obra de arte. Será uma homenagem à cultura gaúcha, representada por uma família que leva o Rio Grande no peito: Os Fagundes.
Com 71 metros de comprimento e 2,5 metros de altura, o paredão entre a Rua Voluntários da Pátria e a Avenida Castelo Branco (veja a indicação no mapa abaixo), será pintado pelo multiartista Jackson Brum, designer, grafiteiro e bailarino.
A iniciativa é das empresas porto-alegrenses TGD e Edificare Engenharia, em parceria com a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos. O muro, que fica em uma área pública no 4º Distrito, bairro que está se tornando polo da inovação na Capital, foi cedido pela prefeitura para a intervenção artística.
Diretor de marketing da TGD, Pedro Goldstein vê no grafite e na difusão de murais urbanos mais do que uma forma de embelezar as cidades. A arte também tem um potencial transformador, inclusive para tornar mais seguras e inclusivas áreas degradadas e abandonadas. A intenção, com o projeto, é oferecer um legado.
— Somos uma empresa que acaba de completar 42 anos, consciente do que queremos deixar para o futuro. Esse mural é uma forma de homenagear a cidade, a cultura gaúcha e a contribuição dos Fagundes para a música e a tradição do Estado — diz Goldstein.
Na direção da Edificare Engenharia, Victor Grunberg destaca a importância de contribuir para a renovação do 4º Distrito, que vem passando por um grande processo de transformação, com empreendimentos criativos e disruptivos.
— Nós estamos no bairro Floresta, muito próximo ao 4º Distrito, e valorizamos a arte. Ela não só torna a cidade mais colorida, como também mais amigável — ressalta Grunberg.
A mobilização das empresas é celebrada pelo secretário de Serviços Urbanos, Marcos Felipi Garcia:
— A cidade precisa de todos para ficar revitalizada, embelezada e bem cuidada. Este é mais um exemplo em que temos a parceria da iniciativa privada, com um projeto que, depois, a sociedade vai ajudar a zelar.
A pintura
Nesta quinta-feira (23), o muro começou a ser preparado com base branca para receber a pintura artística, que terá início na próxima segunda-feira (27) - um dia depois do aniversário da Capital. A expectativa de Jackson Brum, que está à frente do trabalho e assina uma série de grafites na cidade e na Região Metropolitana, é de que, a partir dali, o processo seja concluído em quatro dias, se o tempo colaborar.
QR Code
Como já ocorre no viaduto Jayme Caetano Braun, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos vai incluir um QR-Code na obra. Quem apontar o telefone celular para o código, poderá ouvir uma playlist com músicas dos homenageados.
Os personagens
O desenho vai mostrar, de forma colorida e estilizada, os músicos Bagre, Neto, Ernesto, Paulinho e Nico Fagundes, que juntos eternizaram canções em forma de poesia. Entre elas, estão Canto Alegretense, Origens e Galpão Crioulo, clássicos do cancioneiro regional. Homenagem mais do que merecida.