A jornalista Raíssa de Avila colabora com a colunista Juliana Bublitz, titular deste espaço
Na sala de estar de Elpídio Antônio Franklin Barbosa (foto), em Bento Gonçalves, os enfeites do ambiente são diferentes. Trinta bicicletas raras, de modelos considerados de colecionador, dividem espaço com o sofá e a televisão, mas não estão lá por falta de lugar para colocá-las. É que Tonico, como é conhecido, aos 85 anos, faz questão de ficar admirando o acervo que construiu ao longo de sua vida.
Entre as raridades estão uma Legnano dos mesmos modelo e ano da utilizada pelo ciclista italiano Gino Bartali, que ajudou cerca de 800 judeus durante a Segunda Guerra Mundial, entregando novos documentos de identidade, que eram escondidos no cano de sua bicicleta. Com a mesma magrela, Bartali ganhou por duas vezes o Tour de France, circuito de ciclismo disputado desde 1903.
A particularidade de cada modelo e seus detalhes – mecânicos ou históricos – Tonico sabe de cor e salteado. O tabelião aposentado também dedica seu tempo a invenções nas duas oficinas que mantém em casa. Uma das últimas é uma bicicleta de dois assentos, com o segundo banco regulável, pensando no conforto para corpos maiores. Um outro modelo funciona com o giro reverso, pedalando para trás. Quando não encontra peças originais, Tonico cria substitutas, como um pneu de mangueira para a sua Penny-farthing, modelo dos anos 1870 com a roda dianteira de diâmetro bem maior em relação à traseira (última foto da galeria acima).
Aliás, o preço da coleção é um segredo até mesmo para as duas filhas de Tonico. Luciana Barbosa diz que o pai nem quer saber o valor do acervo. Para se ter uma ideia, a Penny-farthing varia entre R$ 3 mil e R$ 8 mil em sites na internet. Somente o quadro de uma Legnano dos anos 1940 pode custar R$ 2 mil. Mas o colecionar é enfático, inclusive para aqueles que fazem propostas de compra:
– Prefiro as minhas bicicletas.
Tonico não pedala mais, mas já chegou a participar da Volta Ciclística de Porto Alegre, competição com percurso que variava de 60 a 100 quilômtros pelas avenidas, ruas e estradas da Capital, sagrando-se campeão aos 18 anos, em 1955.