Um documentário protagonizado por alunos da rede de ensino de Porto Alegre venceu um prêmio nacional no Rio de Janeiro. Como a coluna já havia adiantado, o filme "Em Frente", com a participação de integrantes da Escola Municipal Doutor Liberato Salzano Vieira da Cunha, na zona norte da Capital, havia sido selecionado para o 16º Festival Visões Periféricas, evento de cinema voltado às periferias das cidades brasileiras.
Para orgulho de alunos, pais e professores, a produção ganhou a mostra competitiva Fronteiras Imaginárias, um dos braços do festival. O resultado foi divulgado na noite da última quinta-feira (9).
Dirigido pelos cineastas voluntários Mariana Gonçalves da Silva e Jonatan Brum Tavares, ligados ao movimento cultural negro, o roteiro traz depoimentos de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, de docentes e de servidores pretos, que compartilham histórias de vida cruzadas pelo racismo.
Para a professora Patrícia Pereira, que coordena a Assessoria de Educação em Direitos Humanos e Relações Étnico-Raciais da Secretaria Municipal de Educação - SMED,
— São relatos sensíveis de pessoas de diferentes idades e ocupações, que destacam as formas de resiliência individuais e coletivas frente ao preconceito racial, que é uma dolorosa realidade, que precisamos combater com veemência — diz a professora Patrícia Pereira, que coordena a Assessoria de Educação em Direitos Humanos e Relações Étnico-Raciais da Secretaria Municipal de Educação.
À frente da pasta, Sônia Rosa lembra que a Capital integra o programa Cidades Educadoras e que buscado valorizar os talentos locais.
— Nossas escolas municipais são incubadoras de ideias e polos de diversidade cultural. Ficamos orgulhosos por mais um trabalho desenvolvido pela comunidade da Escola Liberato Salzano, que, só pelo fato de ser reconhecida neste festival nacional, já é vencedora — destaca a secretária.
O documentário pode ser assistido de forma gratuita na plataforma Itaú Cultural Play (www.itauculturalplay.com.br).