Vem aí uma baita oportunidade para quem dá aulas na rede pública. O Instituto Ling, em Porto Alegre, está oferecendo três cursos gratuitos com 240 vagas nas áreas de Literatura, História da Arte e Música. E o melhor: com mestres reconhecidos em suas áreas.
O objetivo é atrair professores de escolas e universidades estaduais, municipais e federais, além de ONGs e instituições filantrópicas dedicadas à educação. Tudo de graça.
A turma escalada para levar a ideia adiante foi escolhida a dedo. Em Literatura, o comando das aulas será dividido entre Luís Augusto Fischer (sobre clássicos brasileiros), Jane Tutikian (sobre produção infantojuvenil), Sergius Gonzaga (sobre poesia no nosso país) e Joana Bosak (sobre autores gaúchos).
Na formação em música, intitulada MPB nas Escolas, os professores inscritos vão aprender técnicas e conhecimentos para inserir conteúdos musicais nas disciplinas das Artes.
O responsável pelo curso será o compositor e violonista Mathias Pinto, com uma série de convidados - como Amanda Senna, Arthur de Faria, Eduardo Lopes, Federico Trindade, Gelson Oliveira, Guilherme Sanches, Stephania Johnson e Pingo Borel. Os encontros apresentarão uma linha do tempo da MPB, da música indígena à história do choro e do samba, sem esquecer dos regionalismos nos diferentes Estados.
No programa de História da Arte, as aulas serão ministradas pelos professores Paula Ramos, Camila Schenkel, Eduardo Veras, Bruna Fetter e Gabriela Motta. Serão seis módulos de ensino: Arte na Antiguidade, Renascimento, Modernismo, Arte no Pós-Guerra, Arte Contemporânea e Arte Brasileira.
Saiba mais
Cada curso tem 16 encontros e carga horária total de 40 horas. As aulas serão semanais, de abril a julho, das 19h às 21h30min, no auditório do centro cultural em Porto Alegre (Rua João Caetano, 440). Inscrições em institutoling.org.br até 25 de março.
Há 80 vagas disponíveis para cada formação. Se todos os lugares não forem preenchidos até o início das atividades, o público em geral também poderá participar - os interessados já podem escrever para instituto.ling@institutoling.org.br para deixar o seu contato.