Vem aí uma iniciativa que vai misturar tecnologia, educação patrimonial e linguagem audiovisual para propor um mergulho na história de quatro municípios gaúchos. O projeto "À Luz da Memória: Patrimônio em Evidência" terá projeções mapeadas (conhecidas como "video mapping"), com animação e efeitos especiais, em prédios icônicos de Porto Alegre, Rio Grande, Pelotas e Bagé.
Com produção executiva de Simone Neutzlilng e Roberta Manaa e assinatura da agência Imersiva, craque na área, os locais escolhidos serão iluminados por duas noites seguidas, a partir do entardecer, entre março e julho (veja os detalhes abaixo).
As intervenções foram criadas a partir de pesquisas desenvolvidas pelos historiadores Darlan Marchi e Olívia Nery e contarão com intérpretes de Libras - a Língua Brasileira dos Sinais. Cada apresentação terá cerca de 10 minutos e será repetida ao longo da noite, com intervalos.
Na Capital, a ação será no prédio do Memorial do Rio Grande do Sul e fará parte das celebrações do aniversário de 251 anos da cidade, nos dias 26 e 27 de março.
O projeto tem patrocínio da CEEE Grupo Equatorial, realização da Perene Patrimônio Cultural e é viabilizado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Todas as edificações escolhidas são tombadas em nível estadual ou federal e de fácil acesso à população, para facilitar a interação com o público.
Confira a programação
Porto Alegre
- 26 e 27 de março
- Memorial do RS
Rio Grande
- 19 e 20 de maio
- Nova Rheingantz
Pelotas
- 7 e 8 de julho
- Theatro Sete de Abril
Bagé
- 15 e 16 de julho
- Antiga Estação Férrea