O tradicional Mercado Público Municipal de Rio Grande, no sul do Estado, vai ganhar um espaço gourmet. A ideia, concebida pela secretária municipal de Desenvolvimento, Inovação e Turismo, Lu Compiani Branco, é criar uma cozinha-escola em uma área até então em desuso, com o apoio de instituições e empreendimentos locais.
— Queremos valorizar e potencializar a nossa gastronomia, oferecendo cursos e oficinas que destaquem o camarão e os pescados da região, inclusive com a criação de novas receitas e a montagem de cardápios — explica Lu, que também é primeira-dama do município.
Empresas parceiras já aderiram à proposta doando o projeto arquitetônico, as tintas, o mobiliário e a mão de obra para a construção, que está em andamento e deve ficar pronta até o fim deste mês, para o Festival do Mar (Festimar). Durante o evento, que ocorre de 30 de março a 9 de abril, o local deve receber atividades especiais.
No futuro, a intenção é buscar o apoio do Senac-RS para dar início a uma agenda de cursos gratuitos, voltados, em especial, para pessoas que já atuam no setor de bares e restaurantes da cidade.