Com 206 filiadas no Estado, a direção da Federação das Apaes do Rio Grande do Sul (Feapaes-RS) está indignada. Desde o último dia 22 de dezembro, a página da entidade no Instagram foi retirada do ar pela plataforma e segue assim até a publicação desta matéria, às 15h da quarta-feira (4). O perfil é fundamental para a divulgação de campanhas e a busca por apoio.
Segundo a Feapaes-RS, a Meta - empresa responsável pela rede social - suspendeu o perfil sob a alegação de violação de diretrizes. A instituição nega. O conteúdo que teria causado o desfecho inesperado, conforme a federação, envolvia o compartilhamento de uma postagem da Assembleia Legislativa sobre algo mais do que positivo: a reunião que oficializou a adesão da Feapaes-RS à campanha Rio Grande Contra Fome.
Nesse momento, a entidade tem duas importantes campanhas ativas, a ação Rio Grande Contra a Fome e a Clique Amor Apae. Ambas têm por objetivos arrecadar fundos para a manutenção do trabalho das Apaes do Estado.
Presidente da instituição, Afonso Tochetto lamenta e afirma que a suspensão afeta o contato da federação com a sociedade.
— As plataformas digitais são cruciais para a divulgação do nosso trabalho para a população e são veículo de recebimento das importantes doações que mantêm a instituição em funcionamento. Por meio delas, prestamos contas de nosso trabalho e explicamos melhor como funcionam as campanhas — diz.
A Feapae-RS aguarda um posicionamento da Meta, com a resolução do problema. Para entrar em contato com a federação, conhecer as campanhas e ajudar, acesse o site www.apaers.org.br.