Emilio Soares Figueiró, 62 anos, não é qualquer garçom. Primeiro, pela experiência: são 42 anos de profissão, com passagens por entidades como o Porto Alegre Country Club, o Clube do Comércio e a Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs). Em segundo lugar, pelo conhecimento: formou-se no curso do Senac na década de 1980 e venceu um concurso nacional da categoria, conquistando o título de “melhor do Brasil” à época. Um prodígio.
Agora, Figueiró chama atenção outra vez, mas por um motivo diferente: uma inesperada conexão com o escritor francês Marcel Proust, falecido há uma centena de anos. O garçom foi escalado para servir chá com madeleines na exposição Caminhos de Proust, em cartaz na Biblioteca Pública do Estado, na Capital.
O convite partiu do curador da mostra, Gilberto Schwartsmann, que chamou o velho conhecido para conduzir a experiência imersiva do evento. Schwartsmann deu uma aula sobre Proust a Figueiró, e o garçom levou o desafio a sério.
— Ele está encantando as pessoas. Tem gente que vai à exposição só para conhecer o Emilio — conta o curador.
Quem sobe as escadarias da biblioteca, encontra lá no alto um anfitrião impecável e sorridente, pronto para oferecer os famosos bolinhos, da mesma forma como o ilustre escriba gostava: molhados no chá. Enquanto serve a iguaria, Figueiró explica o significado do ritual. Faz um sucesso danado.
— Em uma noite fria de inverno, essa experiência acionou uma memória afetiva do escritor, ligada ao avô. Depois disso, ele escreveu um o livro Em Busca do Tempo Perdido — conta o profissional.
Figueiró já pode ser considerado um "garçom proustiano". Ele ainda não leu a obra de Proust, é verdade, mas se apaixonou pelo universo do autor. Nunca é tarde para começar uma boa leitura.
A exposição
Caminhos de Proust - Cem Anos Depois, segue em exibição na Biblioteca Pública do Estado (Rua Riachuelo, 1190 - Centro Histórico), na Capital, até 17 de fevereiro, com visitação de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, e aos sábados, das 10h às 17h. Tudo gratuito. Inclusive o chá com madeleines.