No condomínio da casa de praia, em Xangri-Lá, no Litoral Norte, o empresário Felipe Melnick é conhecido entre os funcionários como o “Seu Paleta”. Não é por menos. Aos 44 anos, Felipe é o cérebro (e o coração) por trás do evento que começou como uma brincadeira e que, neste sábado (28), pode se tornar o maior churrasco à beira-mar do mundo, chancelado pelo Guinness World Records.
Diretor comercial da construtora que leva o sobrenome da família, o idealizador do Paleta Atlântida cresceu em volta da churrasqueira - em casa, na companhia de amigos e parentes e nas obras tocadas pelo pai, o engenheiro Milton Melnick.
Para ele, o assado sempre foi sinônimo de agregação. Foi assim, também, na virada de 2016 para 2017. Cozinheiros de mão cheia, os tios de Felipe preparavam um risoto de ovelha, quando começou a querela: quem faz a melhor carne? Por sugestão de Felipe, a turma resolveu tirar a prova no dia seguinte, 1º de janeiro, assando peças de paleta em plena orla, perto da plataforma de Atlântida. Até hoje, a disputa entre eles continua, mas o que era apenas uma brincadeira virou coisa séria.
Neste sábado (28), serão 4 mil assadores no local, ao longo de dois quilômetros de churrasqueira (incluindo uma estrutura de três andares, com nove metros de altura!). Coisa de doido.
— Tenho intensidade em tudo que faço e faço muitas loucuras. Essa é uma delas — brinca Felipe, sorrindo e dizendo que, se tivesse feito um "business plan" do Paleta, não teria chegado ao que se tornou.
Desde que a função ganhou ares profissionais, o executivo diz que a edição atual é a derradeira. O negócio não dá lucro, pelo contrário: em 2023, Felipe estima que terá prejuízo próximo de R$ 600 mil. Mesmo assim, decidiu que, antes de parar, quer fazer história:
— Mais do que ser o maior, quero que o Paleta deste ano seja o melhor. Quero deixar um legado.
Afinal, como ele próprio garante, será o último. Ou não...
O nome
Inicialmente, o nome do evento criado por Felipe Melnick era Festival Internacional de Paleta de Ovelha, até que, certa vez, um amigo próximo, o advogado Fabrício Peruchin, atual secretário de Habitação do Estado, ligou para avisar que não poderia participar, naquele ano, “do Paleta Atlântida”. Na hora, Felipe assumiu a identidade. Pegou.
Números do evento
- Investimento de cerca de R$ 2 milhões
- 4 mil assadores
- 40 toneladas de carne
- 15 toneladas de carvão
- 200 mil tijolos (que serão doados à prefeitura após o evento)
- 10 palcos
- Mais de cem shows